Global é a nova editora de Guimarães Rosa

Depois de meses de negociação, o Grupo Editorial Global assinou ontem, no Rio, contrato com os herdeiros de João Guimarães Rosa (1908-1967) para a publicação da obra completa do autor.

Casa de autores como Cecília Meireles, Cora Coralina, Manuel Bandeira e Gilberto Freyre, entre outros, a Global começa a lançar suas edições, sempre com fortuna crítica e cronologia, além de materiais que espera encontrar no acervo do autor do IEB, em março. Sagarana será o primeiro, e a lista segue com Primeiras Estórias, Zoo e Fita Verde no Cabelo (infantis), A Hora e a Vez de Augusto MatragaManuelzão e Miguilime outros.

Guimarães Rosa, no Sertão de Minas Gerais, 1952 (Foto: Eugênio Silva/ O Cruzeiro).

“Quando cerca de 50% da obra estiver publicada em edições individuais, o que deve demorar dois anos no máximo, começamos a preparar o volume da obra completa para sair pela Nova Aguilar com Grande Sertão: Veredas, inclusive”, diz Luiz Alves Júnior, fundador da editora. “Ganhamos pelo trabalho que fazemos, não pela proposta financeira – embora ela tenha sido alta. Mas é compensador.”

“Os livros de Guimarães Rosa envolvem os leitores com sua linguagem poderosamente criativa e com seu modo único de conceber personagens e histórias de um Brasil profundo. A editora está motivada diante do desafio de reposicionar mais uma obra fundamental da literatura de língua portuguesa.” – afirma Jefferson Alves, Diretor Editorial da Global Editora.

Leia matéria completa no jornal O Estado de São Paulo.

2 comentários em “Global é a nova editora de Guimarães Rosa

  • 1 de novembro de 2018 em 14:34
    Permalink

    Parabéns, Global. Parabéns Carla Haas pela divulgação, que bom que o Guimarães terá suas obras relançadas, espero que tenha o tratamento editorial merecido, edições com texto revisto e lindas capas! Cadê o poster de divulgação? Tem? Abraços!

    Resposta
  • 1 de novembro de 2018 em 15:55
    Permalink

    Ansiosa por estas novas edições. Aguardo também textos introdutórios de primeira qualidade. E já na fila dos infantis!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *