Global na Feira de Bolonha 2018

O Grupo Editorial Global participa mais uma vez da Feira de Bolonha, junto com a FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. A feira ocorre na Itália entre os dias 26 e 29 de março. O catálogo FNLIJ’s Selection of Brazilian Writers, Illustrators and Publishers, produzido especialmente para a participação da na Feira, já está disponível no site da fundação.

 

Confira os livros e autores da Global que ganharam destaque esse ano:

 

Prêmio e Selo FNLIJ

Categoria Jovem: Melhores Crônicas, de Marina Colasanti.

Para selecionar as melhores crônicas de Marina Colasanti para este livro, o critério de Marisa Lajolo foi que fossem todas excelentes. E, de quebra, algumas completamente inéditas em livro. A obra também traz toques especiais de Marina: entre as crônicas aqui reunidas, são muitas as que levam seus leitores para o mundo feminino. Na realidade, para os mundos femininos. Na passagem singular para o plural, a multiplicidade de rostos da mulher contemporânea – a gestação, o parto, o cotidiano da trabalhadora, a tão longamente reprimida sexualidade feminina.

 

Categoria Tradução Adaptação Jovem: O país de João, de María Teresa Andruetto. Tradução de Marina Colasanti.

A escritora argentina María Teresa Andruetto constrói suas histórias de tal forma que é impossível ler e não se comover. Seus personagens são construídos com profundidade psicológica, seus enredos trilham por reflexões filosóficas. Com tradução de Marina Colasanti, O país de João, história estruturada em dez capítulos curtos, narra a difícil trajetória de duas famílias que, sem se conhecerem, decidem abandonar o campo para fugir da miséria e migrar para a cidade.

 

Categoria Tradução Adaptação Reconto: O anel encantado, de María Teresa Andruetto. Tradução de Marina Colasanti.

São sete histórias curtas sobre antigas lendas e contos de fadas. Originalmente escrita em espanhol, na Argentina, esta edição é traduzida por quem mais entende de contos de fadas: Marina Colasanti. Um rei que é vítima de um anel encantado, uma princesa que se apaixona por um carvoeiro, um sultão cruel surpreendido pela astúcia de uma jovem ou a busca dos mensageiros reais por um homem que seja feliz são algumas das surpreendentes narrativas deste livro.

 

Hans Christian Andersen Nominees

Marina Colasanti com trecho de Uma ideia toda azul

Em Uma ideia toda azul, reis, rainhas, princesas, príncipes, unicórnios, gnomos, cisnes, fadas são alguns dos personagens dos dez contos, criados pela sensibilidade e imaginação de Marina Colasanti. As histórias, embora passadas em lugares imaginários – castelos, bosques, reinos distantes -, revelam sonhos, fantasias, medos, desejos e outros sentimentos sempre presentes na alma humana. A linguagem de uma sonoridade poética narra a história da princesa sem amigos, do rei prisioneiro em seu próprio reino, do unicórnio e sua paixão, da corça aprisionada, da princesa, possessiva, insensível.

 

No estande da FNLIJ

Roger Mello com Nau Catarineta

Esse é o mais célebre poema anônimo marítimo ligado à tradição oral lusófona. A obra narra as desventuras dos tripulantes durante a travessia marítima, tema que era realidade portuguesa desde o começo das navegações. Esta edição, ilustrada e organizada por Roger Mello, traz fascinantes ilustrações que conseguem captar toda a maravilha dos contos populares portugueses, trazendo o leitor para dentro desse universo. Recebeu a menção Altamente Recomendável da FNLIJ e foi também Hors Concours nas categorias Reconto e Ilustração.

 

Ficção para crianças

ABC dos abraços, de Sérgio Capparelli e ilustrações de Cris Eich

A criança gosta de fazer perguntas. Quer saber por que isto e por que aquilo. Pouco depois, junto ao porquê, ela pergunta sobre o como. Em ABC dos Abraços, essa criança é Bia. Ela aplica uma gramática pessoal para entender o mundo, com um ABC sem pé nem cabeça, em que o grande pode ser pequeno e o tombo uma razão a mais para se pôr de pé. São 33 poemas; alguns bem curtinhos, outros curtos, alguns médios, outros maiores. Os temas apresentam-se diversos e tratados de forma coerente com o universo infantil.

 

 

Histórias de Zig, de Rubem Braga

O cachorro Zig, grande de porte e também de coração, era praticamente um membro da família Braga. Seu comportamento, no entanto, muitas vezes surpreendia os desavisados. Nesta crônica História de Zig escrita em outubro de 1948, Rubem Braga conta algumas das façanhas de um dos cachorros que conviveu por 11 anos com sua família, conhecido em Cachoeiro de Itapemirim por Zig Braga.

 

 

Ficção para jovens

Crônicas para jovens, de Lima Barreto

Neste ano de 2017, em que a FLIP homenageia o escritor Lima Barreto, a Global dá continuidade à sua coleção Crônicas para jovens e traz ao público Lima Barreto – Crônicas para jovens. Escritos para jornais e revistas, os 29 textos aqui presentes envolvem o leitor não só pela linguagem despojada, combativa e irônica do autor de Triste fim de Policarpo Quaresma, como também por continuarem extremamente atuais.

 

 

Quando a primavera chegar, de Marina Colasanti

Com ilustrações da própria autora e projeto gráfico de Claudia Furnari, a obra traz dezessete contos inéditos. Um crisântemo floresce na palma da mão, um menino nasce com um olho no meio da testa, um relojoeiro fabrica um robô, um rei precisa de povo. Tudo é surpreendente e tudo é verdadeiro no livre espaço do imaginário em que os contos deste livro acontecem. Mas não há estranhamento. Levado pela linguagem singular da autora, o leitor participa desse espaço, rumo a um encontro com suas próprias emoções.

 

 

Não ficção

Caro professor, de Ana Maria Machado

Em Caro professor, Ana Maria Machado reúne textos destinados aos educadores, trazendo reflexões sobre ensino e aprendizado dentro e fora da sala de aula. Falando diretamente ao professor, discorre desde lembranças pessoais enquanto aluna, professora, jornalista e autora; passa por assuntos que suscitaram polêmicas como os acordos ortográficos e gramaticais, casos de violência dentro e fora da escola, o papel do professor e tantos desafios enfrentados em busca de uma educação de qualidade.

 

***

Compre aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *