W, de Roger Mello

Por / 3 semanas atrás / Lançamentos / Nenhum Comentário

O título do romance é uma letra e é um desenho – W. E isso não deve causar nenhuma surpresa, porque o autor é Roger Mello.

O W é uma letra que sugere algo de cabeça pra baixo. O personagem central da história está dependurado. Mostra-se confuso. E apesar dessa imobilidade, percorre muita coisa e muito tempo. Ele nos leva a outra época, das grandes navegações, quando tintas e mapas eram feitos manualmente. Não havia satélites, fotos, linhas imaginárias, latitude e longitude – um grande deslocamento, uma aventura de quem lê nessa época nossa tão eletrônica. Vaza de W uma dor de ausências, injustiças, decepções e ao mesmo tempo outra grande dor que está prestes a vivenciar, física, absurdamente física.

Roger Mello recebeu em 2014 o prêmio mais importante para ilustradores de livros infantojuvenis no mundo, o Hans Christian Andersen. Apesar de estar na categoria do desenho, o próprio texto da IBBY (International Board on Books for Young People) sobre ele destaca seu trabalho como autor completo, de narrativas em que texto e traço têm mesma importância, contam juntos uma história. Agora, em W (Global Editora), ele traça o que precisa com palavras. E mostra que as maneja tão bem quanto as tintas.

É um texto sem medo. Uma leitura que não menospreza a capacidade do leitor.

***

Lançamentos em livraria

Estão marcados lançamentos com a presença de Roger em Brasília, no sábado 4 de março, e no Rio de Janeiro, na terça 7 de março. Na capital do país, cidade natal do autor, será na Livraria Cultura do Casapark Shopping, entre 16h e 18h30. No Rio, Livraria da Travessa de Ipanema. Nas duas oportunidades haverá performance do ator Mauricio Grecco.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked. *