Um elefante que encanta muita gente

Elefante (Global Editora) é dos livros mais celebrados na obra (vasta obra) de Bartolomeu Campos de Queirós. Esse livro, escrito em prosa, é um dos que podem ser usados para provar que poesia nem sempre se faz somente em poemas. Cada frase é talhada. A metáfora é linha forte da história, tão poderosa que permite as mais diferentes interpretações. Enfim, um elefante para chamar de seu ao longo das releituras de cada leitor.

Em entrevista para Júlio Assis, do jornal O Tempo, em 2013, o ilustrador Bruno Novelli – 9LI – resumiu: “Bartolomeu tem uma simplicidade que se mostra profunda, consegue tocar nossa alma. A ideia de que o texto pode ser lido e vivenciado em qualquer idade mostra o poder literário do autor.”

Trecho:

Eu sabia que tudo era sonho, mas não queria acordar. Busquei me proteger debaixo da asa da liberdade para não interromper a história que vivia sem escolher. É preciso se aninhar na liberdade para ganhar coragem e voar. Estendi a mão, e meu mínimo amigo subiu na palma. Aproximei meus olhos e vi na minha mão um elefantinho, tão pequetitinho que com um simples sopro eu poderia assustá-lo. Prendi a respiração para não sufocar tamanha delicadeza.

***

Compre aqui:

Livraria Cultura
Livraria da Travessa
Amazon
Martins Fontes
Cia dos Livros

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked. *