Lendas e contos: cinco livros para ler com as crianças

Por / 3 semanas atrás / Infantojuvenil / Nenhum Comentário

por Caroline Marchini

É importante resgatar a arte de contar histórias, relembrando a tradição oral de nossos antepassados. Pensando nisso, fizemos uma lista com cinco preciosas obras que, além de resgatar toda essa tradição, ainda trazem à tona marcas da cultura de nosso país. Grandes mestres como Cascudo e Cora conseguem, através de narrativas riquíssimas, encantar adultos e crianças com lendas e contos tipicamente brasileiros.

 

1. De medos e assombrações, Cora Coralina

Em De medos e assombrações, nossa querida poeta e doceira volta ao tempo em que almas de outro mundo retornavam para contar segredos. Nesse livro, Cora nos presenteia com seis contos cheios de intriga e suspense. São histórias contadas também pelos seus familiares ou amigos, que têm como cenário o estado de Goiás.

*


2. Contos tradicionais do Brasil para jovens, Luís da Câmara Cascudo

A leitura de Contos tradicionais do Brasil para jovens é uma ótima oportunidade para as crianças conhecerem um pouco mais sobre o trabalho de Cascudo. Todos os contos, recolhidos da voz do povo do Norte e Nordeste, revelam, além de informações históricas e sociais, crenças, costumes e valores de nossa população.

 

*

3. Algumas assombrações do Recife Velho, Gilberto Freyre

Em Algumas assombrações do Recife Velho, adaptação de Assombrações do Recife Velho, Gilberto Freyre, que sempre se interessou pelo universo das assombrações e do sobrenatural, conta sete histórias assustadoras. Podemos antecipar que a experiência de leitura dessa obra é, sem dúvida, espantosamente deliciosa e para ser vivida sem sustos!

*

 

 

4. O caçador de lobisomem, Joel Rufino dos Santos

O caçador de lobisomem é uma enigmática e bem-humorada narrativa criada por Joel Rufino dos Santos. O cenário é a precária Vila de Passavento, uma cidadezinha da roça, amedrontada com a existência de um bicho estranho que os moradores julgavam ser um lobisomem. O prefeito, doutor Arenaldo, contrata o coronel Dondom, o maior caçador do mundo desse lendário animal.

*

 

5. Lendas brasileiras para jovens, Luís da Câmara Cascudo

A leitura de Lendas brasileiras para jovens representa uma viagem de descoberta e de encantamento pelas terras brasileiras. Representa, também, um encontro com a sensibilidade e o poder criativo de nossa gente para ouvir, contar e recontar histórias. Dezesseis lendas compõem essa antologia. Agrupadas por regiões, do Norte ao Sul do país, essas narrativas resgatam nossa herança cultural, construída pelos índios, negros e europeus.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked. *