Global Editora e ABL lançam a série – Um Autor em Perspectiva

A Global Editora e a Academia Brasileira de Letras acabam de lançar a série Um Autor em Perspectiva, uma coleção que vai além dessa coedição, pois envolve outras contribuições, sobretudo de universidades no exterior. Cada volume focalizará a obra de um autor, visto com a perspectiva fornecida pela distância. Por vezes, em contraste com visões mais de perto de especialistas brasileiros. As obras reúnem textos de autores nacionais e internacionais, tendo em comum o foco sobre a obra de um de nossos escritores, propiciando a oportunidade de uma visão multifacetada muito interessante e fecunda, especialmente por sua qualidade e diversidade e pela autoridade dos especialistas que a compõem, ao examinar aspectos muito variados da criação literária do autor abordado.

Um dos primeiros livros da série é Machado de Assis – Um Autor em Perspectiva, que teve como ponto de partida um seminário sobre a obra de Machado de Assis, organizado na Espanha pela Universidade de Salamanca, com a qual a Academia Brasileira de Letras mantém um convênio que busca incentivar o conhecimento mútuo de nossos autores. No prefácio, Ana Maria Machado, presidente da Academia Brasileira de Letras (2011-2013), diz que a obra traz uma contribuição original: a de um olhar direto do centro europeu para essa periferia brasileira, em diálogo com nossas visões. “Um olhar iluminado por luzes distantes, mas poderosas. Esta nova contribuição enriquece a estante machadiana e fica como sugestão para novos diálogos, nessa perspectiva que se deseja fértil”, ressalta.

Concomitantemente, o livro João Cabral de Melo neto – Um Autor em Perspectiva, que apresenta análises de estudiosos da Espanha – país que foi morada de João Cabral de Melo Neto e que serviu de inspiração para algumas de suas mais belas criações. O rigor estético e a capacidade de dar visibilidade ao invisível do poeta são notáveis, construindo, assim, uma das obras poéticas mais consistentes da nossa literatura. Os textos desta publicação permitem ver com clareza que os escritos do poeta estão conectados ao mesmo tempo com sua região – o Nordeste brasileiro – e com as diversas cidades em que viveu, configurando o poeta pernambucano como um cidadão do mundo. No prefácio do livro, Ana Maria Machado, observa que os leitores brasileiros de João Cabral nem sempre têm acesso ao que dele dizem os críticos e estudiosos espanhóis. “Este livro vem sanar essa carência e preencher essa lacuna, abordando diversos aspectos da produção do poeta e de sua vida em terras que tanto amou”. Já publicado na Espanha pela Universidade de Salamanca na série “Um clássico fora de casa”, este livro traz a poesia enxuta e ao mesmo tempo profunda de João Cabral.