Vêm do mar 12 lições para a vida

Por / 3 semanas atrás / Destaques, Gaia / Nenhum Comentário

Shaun Tomson foi campeão mundial quando o surfe profissional engatinhava, no fim da década de 1970. Era um tempo de grandes surfistas, principalmente havaianos e australianos. Ele, sul-africano, furou a fila desse domínio, tamanho seu talento e dedicação. Momento de glória, numa vida também marcada por tragédia. Mas Tomson, por pior que fosse o caldo, sempre emergiu. E vem ajudando muita gente com sua experiência, das ondas para a vida. Abaixo, um trecho da “Lição 5” de seu livro que acaba de ser lançado no Brasil, pela Editora Gaia: O código do surfista, que escreveu com o historiador Patrick Moser.

Sempre remarei para fora novamente

Existem estágios importantes da vida que estamos preparados para enfrentar. Podem ser extremamente difíceis – sair de casa, terminar um relacionamento, mudar de carreira – mas, pelo menos, temos como saber que eles estão chegando e, em alguns casos, até programamos para que aconteçam em determinado período ou até em certo dia. Entramos nessas situações com nossas cabeças erguidas e a atenção focada. Em outras, porém, caímos acidentalmente, e são justamente essas situações que acabam revelando mais sobre nosso caráter.

Essa lição poderia se aplicar ao orgulho ou à falta de visão. Qualquer um desses dois serviria, na verdade, mas eu gostaria mesmo é de focar na perseverança Essa é uma lição que aprendi sobre mim mesmo, com a ajuda de uma onda que, até eu encontrá-la de verdade, só a conhecia em meus pesadelos.

A maioria dos surfistas sabe sobre o misterioso desaparecimento de Dickie Cross, em Waimea Bay, em 1943. A cultura do surfe é repleta de histórias emocionantes e trágicas, e esta é frequentemente lembrada toda vez que um grupo de surfistas se reúne. Cross era um adolescente de Honolulu, um surfista emergente de Waikiki, que um dia foi para o North Shore para surfar em Sunset Beach com um amigo, Woody Brown. O mesmo Brown que nos anos 1940 construiu o primeiro catamarã dos tempos modernos, após ter trabalhado com designs ancestrais polinésios. Na época, o North Shore era pouco populoso, e os dois estavam entre os primeiros a surfarem Sunset Beach no século XX. […]

Mesclando experiências próprias no esporte, nos negócios e na vida pessoal com episódios como esse, Tomson fez um livro de leitura rápida, texto fluido e eficiente, mas que vai fundo nas questões humanas, tirando importantes lições do surfe.

***

Compre aqui:

Livraria Cultura
Livraria da Travessa
Amazon
Martins Fontes
Cia dos Livros

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked. *