Marina Colasanti, por Elizabeth Serra

A secretária-geral da FNLIJ, Elizabeth Serra, que celebra trinta anos na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, fez uma série de gravações sobre grandes autores brasileiros com quem convive ou conviveu, pessoalmente e pela literatura. Dessa vez ela fala de Marina Colasanti, que concorre ao prêmio Hans Christian Andersen, a ser anunciado no ano que vem durante a Feira de Bolonha, na Itália.

Marina Colasanti nasceu em Asmara, na Eritreia, viveu em Trípoli, percorreu a Itália em constantes mudanças, transferiu-se com sua família para o Brasil. Viajar foi, desde o início, sua maneira de viver.

E, logo no começo, aprendeu a ver o mundo com o duplo olhar de quem pertence e ao mesmo tempo é alheio. A pluralidade de sua vida transmitiu-se à obra. Pintora e gravurista de formação, é também ilustradora de vários de seus livros. Foi publicitária, apresentadora de televisão e traduziu textos fundamentais da literatura.

Jornalista e poeta, publicou livros de comportamento e de crônicas. Recebeu numerosos prêmios como contista. Sua obra para crianças e jovens é extensa e muitas vezes premiada.

***

Na próxima atualização do blog, Elizabeth Serra fala de Roger Mello, o autor brasileiro que mais recentemente recebeu o prêmio Hans Christian Andersen, destinado aos melhores do mundo na literatura para jovens e crianças.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked. *