Darcy Ribeiro: um legado chamado Educação

Tempo integral, interdisciplinaridade, envolvimento com a cultura local, respeito máximo ao professor. Esses conceitos, que são muito falados e ainda pouco praticados, tiveram em Darcy Ribeiro um grande defensor e alguém que efetivamente os aplicou. Neste vídeo, pessoas que trabalharam e conviveram com Darcy Ribeiro revelam um pouco do que ele fez pela Educação no Brasil.

 

Essa semana faz vinte anos a morte de Darcy Ribeiro. Homenagens serão feitas a esse, que foi um dos grandes pensadores do Brasil. Confira a programação.

 

Darcy Ribeiro viveu entre 1922 e 1997. Mas sua biografia parece que não foi de um homem só, em uma vida só, tanta coisa que fez. Mineiro de Montes Claros, etnólogo, educador e escritor. Para se tornar um especialista da cultura indígena e defensor dos direitos indígenas no Brasil, ele viveu por dez anos em tribos, trabalhando pelo Serviço de Proteção aos Índios. Em 1954, organizou o Museu do Índio, no Rio de Janeiro. Estudou e pensou a educação no país, menos a partir de conceitos estrangeiros, e mais baseado na cultura brasileira. No governo de Juscelino Kubitschek, coordena a criação da Universidade de Brasília, da qual é o primeiro reitor. No governo de João Goulart, é ministro da Educação e depois da Casa Civil, até o golpe militar de 1964. No exílio, assessora governos de outros países da América como Uruguai, Chile e Peru. Nesse período, mergulha nos ensaios da série Antropologia da Civilização, que culmina no clássio O povo brasileiro (Global Editora). Realiza o sonho de tornar-se romancista, principalmente com a publicação de Maíra (Global Editora), que para o crítico Antonio Candido é um dos mais importantes da literatura brasileira. Em 1982, é eleito vice-governador do Rio de Janeiro, com Leonel Brizola, e inicia uma revolução na educação do país, com a construção dos Cieps, escolas de tempo integral, construídas rapidamente com projeto de Oscar Niemeyer em cidades e bairros mais carentes do estado, além do treinamento e valorização salarial dos professores. Nas décadas de 1980 e 1990, não deixa de escrever e publicar ensaios, romances, livros infantojuvenis, e nem de pôr em prática, pela política, seus ideais de educação e cultura. Foi eleito senador e é o pai da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Conheça aqui os livros de Darcy Ribeiro publicados pela Global Editora.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked. *