Antonio Candido, luz eterna sobre a literatura brasileira

Homem que sempre fará falta, o pensador, sociólogo, pesquisador, sobretudo professor Antonio Candido é autor de uma obra que ao longo do século XX se firmou como a principal referência sobre a literatura brasileira. Sua partida aos 98 anos de idade comoveu escritores e estudiosos, além dos familiares e amigos próximos. Em tempos de radicalismos, é voz de serenidade e farol de humanidade. Suas opiniões sobre livros são das que mais pesam e fazem pensar. Abaixo, um exemplo do jeito Antonio Candido: trecho do artigo “Dez livros para conhecer o Brasil”, em que defende a qualidade e a importância do livro Casa-grande & senzala, de Gilberto Freyre (Global Editora).

“O tempo passou (quase setenta anos), as críticas se acumularam, as pesquisas se renovaram e este livro continua vivíssimo, com os seus golpes de gênio e a sua escrita admirável – livre, sem vínculos acadêmicos, inspirada como a de um romance de alto voo. Verdadeiro acontecimento na história da cultura brasileira, ele veio revolucionar a visão predominante, completando a noção de raça (que vinha norteando até então os estudos sobre a nossa sociedade) pela de cultura; mostrando o papel do negro no tecido mais íntimo da vida familiar e do caráter do brasileiro; dissecando o relacionamento das três raças e dando ao fato da mestiçagem uma significação inédita. Cheio de pontos de vista originais, sugeriu entre outras coisas que o Brasil é uma espécie de prefiguração do mundo futuro, que será marcado pela fusão inevitável de raças e culturas.”

Quem quiser ler o artigo completo, em que Antonio Candido ainda cita O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro (Global Editora) e outros grandes livros, pode ler aqui.

***

Compre aqui:

Livraria Cultura: https://goo.gl/cJ2Fq7
Livraria da Travessa: https://goo.gl/uDTxZY
Amazon: https://goo.gl/4IKP34
Martins Fontes: https://goo.gl/FxPKGr
Cia dos Livros: https://goo.gl/4qbBF5

*

 

Compre aqui:

Livraria Cultura: https://goo.gl/9n3Dw9
Livraria da Travessa: https://goo.gl/o9TzNv
Amazon: https://goo.gl/T0ixhS
Martins Fontes: https://goo.gl/Hre6Et
Cia dos Livros: https://goo.gl/9L7btT

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked. *