Panela de Histórias estreia com Cora Coralina

Por / 1 mês atrás / Entrevistas / Nenhum Comentário

Na mesa, pratos que saíram do livro de receitas de Cora Coralina, Doceira e poeta (Global Editora). Com o jornalista Leonardo Neto, as histórias sobre a autora goiana, como ele próprio, que também preparou a comida. E na boca da atriz Amanda Mendes, poemas de Cora. Esses ingredientes formaram a primeira noite do Panela de Histórias, criação de Leonardo e de Cassia Carrenho (promotora de eventos no mercado editorial), unindo cozinha e literatura de forma descontraída (além de saborosíssima).

“Não é de hoje que eu e Cassia pensamos em algum projeto que pudesse reunir amigos em torno do fogão para contar histórias. Aos poucos, a ideia foi tomando forma e aí nasceu o Panela de Histórias”, revela Leonardo, que quando era pequeno conheceu a poeta na famosa Casa Velha da Ponte, na cidade de Goiás. “A velhota baixinha recebia excursões de escolas que saíam de Goiânia rumo à cidade de Goiás para levar dois dedinhos de prosa. E foi numa dessas que ouvi Cora recomendando: ‘Leia o dicionário, meu filho! O dicionário.’ Até hoje, tenho esse hábito.”

Quiabo com poesia, angu de contos: os pratos eram finalizados por Leonardo para serem servidos enquanto ele mesmo contava histórias e Amanda interpretava poemas.

“A comida e o comer têm um espaço muito importante na obra de Cora. Ela mesma fazia questão sempre de dizer que era melhor com as panelas e os tachos do que com a pena e o papel.”

Sou mais doceira e cozinheira
do que escritora, sendo a culinária
a mais nobre de todas as Artes

“Os próximos encontros já estão sendo desenhados. Não temos nada absolutamente fechado, mas uma das ideias é trazer Jorge Amado para a cozinha, lugar que sempre foi destaque na sua obra, afinal, duvido você ler Dona Flor e seus dois maridos ou Gabriela e não salivar com os sabores baianos”, promete Leonardo Neto, que no dia a dia é o editor do principal site sobre o mercado editorial no Brasil, o PublishNews.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked. *