Orígenes Lessa, por João Anzanello Carrascoza

Por / 4 semanas atrás / Entrevistas / 1 Comentário

Autor de muitos romances adultos, contos, crônicas e livros para jovens e crianças, numa produção das mais fartas na literatura brasileira, Orígenes Lessa ainda teve energia para ser um dos mais importantes publicitários em sua época, com ideias e práticas sobre a criação de textos que até hoje são estudadas na universidade e seguidas nas grandes agências do país. Neste depoimento em vídeo, João Anzanello Carrascoza, um dos mais importantes escritores da atualidade e também um publicitário de sucesso, professor da ECA-USP e da ESPM, lança luz sobre a importância de Orígenes na cultura brasileira, justo com essa mescla de publicidade e literatura, de resultado muito peculiar.

João Carrascoza organizou, com Pedro Yves, para a ESPM, o livro A propaganda e o sonho, com 25 textos escritos por Orígenes Lessa sobre propaganda. A edição tem prefácio de Roberto Menna Barreto, posfácio de José Roberto Whitaker Penteado e ainda conta com uma entrevista de Orígenes sobre propagada e um ensaio em que o escritor faz um retrato de como era a cidade de São Paulo a partir dos anúncios nas publicações da época.

Comentário

  • Ana Maria de Andrade06. set, 2017

    Mais do que merecido destaque a Orígenes Lessa. Fui sua leitora assídua na infância, livros que ficaram para sempre em minha lembrança… Li seus livros na faculdade de jornalismo, que contribuíram significativamente para a minha formação. Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que Orígenes Lessa teve influência direta no que sou hoje, escritora e ilustradora de literatura infantil, jornalista e arte-educadora. Em especial na literatura infantil, Orígenes Lessa se faz presente em meu processo criativo. Agradeço a este mestre por seu trabalho e dedicação. Ana Maria de Andrade

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked. *