Entrevista de Bartolomeu Campos de Queirós

Ler Bartolomeu Campos de Queirós é sempre uma grande vivência. Ouvir Bartolomeu também. O escritor, que morreu em janeiro de 2012, deu algumas importantes entrevistas em vídeo, que podem democraticamente ser encontradas na internet. A que sugerimos aqui foi levada ao ar pela Rede Minas, no programa Imagem da Palavra. Foi gravada na ocasião do lançamento da primeira edição do romance Vermelho amargo, que agora é publicado pela Global Editora. O livro recebeu o relevante Prêmio São Paulo de Literatura em 2012.

A entrevista ocupa boa parte dos três blocos do programa. Na primeira parte o foco da conversa é a Educação, que recebeu atenção dos pensamentos de Bartolomeu por quase toda a vida. Repare que nesse depoimento ele, ao mesmo tempo que se mostra desiludido, revela o profundo amor pela escola. Na segunda parte ele trata mais do romance Vermelho amargo, sustentando seu caráter ficcional, ainda que baseado em suas lembranças de infância. Na terceira parte da entrevista, a abordagem é em torno da escolha pela escrita em prosa profundamente poética.

“Acredito que toda memória é ficcional.”

“O que não foi esquecido merece ser repensado.”

 

 

Bartolomeu Campos de Queirós nasceu em 1944, em Pará de Minas, e passou a infância em Papagaio (MG). Começou a escrever quando estava exilado na França, na década de 1960, para aplacar a solidão. Em seus escritos – quando não são poesias, são prosas poéticas –, o “eu” aparece para um mundo ora amargo, ora esperançoso. Seu primeiro livro, O peixe e o pássaro (1971), surgiu nesse contexto. Outro clássico do autor, Raul (1878), inspirado no poema “A Lua é do Raul”, de Cecília Meireles, explora a forma gráfica das palavras.

Vermelho amargo foi o último livro do autor publicado em vida. É mais autobiográfico, como outros sucessos do escritor: Ciganos, Indez e O olho de vidro do meu avô. Bartô, como era chamado pelos amigos, morreu no mesmo ano que o livro venceria o Prêmio São Paulo de Literatura, em 2012.

***

Compre aqui:

Livraria Cultura: https://goo.gl/AZGpr1
Livraria da Travessa: https://goo.gl/lnSKzz
Amazon: https://goo.gl/0d648q
Martins Fontes: https://goo.gl/EGqDmB
Cia dos Livros: https://goo.gl/U1ozIZ

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *